segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

José Megre

Foi com grande tristeza que no Sábado recebi a notícia da morte de José Megre.
Este Senhor é um pilar do automobilismo português, que eu apenas consigo encontrar paralelo em Alfredo César Torres (que infelizmente também nos abandonou prematuramente).
José Megre era por natureza um viajante. Ao contrário da maioria de nós que facilmente enumeramos os países onde já estivemos, ele há muito que contava pelos dedos das mãos aqueles que ainda não tinha visitado. Na realidade, faleceu com apenas 1 país soberano por visitar (Iraque), o que quer dizer que visitou e viajou por 193 países.
Foi o grande impulsionador do todo-o-terreno em Portugal, tendo o seu espírito de aventura levado-o a a participar no início da década de 80 no Paris -Dakar, usando para tal 3 dos saudosos UMM, tendo todos chegado ao fim.
Aqui fica um video recente, sobre o carro conduzido pelo José Megre, que depois de recuperado faz hoje parte do seu espólio.

Também no inicio da década de 80 criou o Clube Aventura, que foi responsável pela organização de diversos eventos TT.
Destacou-se a nível nacional e internacional pela qualidade das suas organizações, sejam elas passeios ou expedições TT a locais pouco cumuns, ou mesmo ao nível de provas internacionais de todo-o-terreno como as 24 Horas de TT (Fronteira), a Baja Portugal ou a Baja Portalegre (hoje Rali Transibérico).
O UMM referido na peça acima, ainda em Setembro de 2008 esteve exposto ao público, numa exposição que realizou numa propriedade familiar perto de Penamacor, onde juntou às viaturas que fazem parte do seu passado automobilístico (Datsun 1200, UMM, Nissan's Patrol, etc...) inúmeros objectos que foi aquirindo nos vários países que visitou, para além de brinquedos que foi coleccionando.
Para além do que refiro, muito haverá que contar sobre este Senhor do todo-o-terreno e do passeio-aventura. Certamente que nos próximos tempos terão lugar dignas homenagens a este homem a quem todos os apaixonados do TT tanto devem.
Um grande Bem Haja.
PJC

Sem comentários: