segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Automóveis Japoneses


Em geral sou fã das marcas de automóveis japonesas, por toda a filosofia que está por detrás de cada carro.

Recuando um pouco, os japoneses em meados do século passado, após as guerras em que estiveram envolvidos, tiveram de reconstruir todo o seu país. Para tal foram feitos grandes investimentos na produção indutrial, área onde desenvolveram uma verdadeira revolução nos métodos de produção e controlo de qualidade, que nos anos 70, 80 e 90 resultou em com que tudo o que fosse "made in Japan" fosse considerado produto de confiança, com qualidade e com preço justo (claro que o preço da mão de obra na altura também ajudava).

A produção automóvel foi obviamente umas das áreas que se desenvolveu bastante. Em determinado momento começaram a exportar para a Europa e Estados Unidos, veículos de melhor qualidade, melhor preço e manutenção mais barata dos que os equivalentes desses continentes. Não eram carros requintados como os Ingleses ou Alemães, ou desportivos e belos como os Italianos, ou enormes e gastadores como os Americanos. Eram sim, económicos, fiáveis e cumpriam com eficácia a função de meio de transporte.

Os construtores japoneses raramente gastaram enormes fortunas a desenvolver novas tecnologias, mas eram e sempre foram muito bons a estudar e copiar as boas ideias, aperfeiçoando-as e melhorando-as ganhando assim vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.

Em poucos anos, dominaram completamente o mercado Americano e os carros japoneses saltaram para os top de vendas em pouco tempo. Na Europa não foi tão simples devido ao proteccionismo, mas a pouco e pouco a obteve o seu lugar de destaque e reconhecimento.

Por tudo o que estudei relacionado com Manutenção Industrial, ganhei uma grande admiração pelo método japonês e que juntamente com o gosto por automóveis fez-me passar a apreciar os produtos do país do sol nascente.

Hoje a realidade não é exactamente a mesma, pois a globalização mudou muita coisa, a concorrência acordou, no entanto continuo a achar que os automóveis japoneses continuam a liderar naquilo a que os ingleses chamam de "value for money".

Sei que nem sempre a escolha de um automóvel é racional, na verdade a maioria das vezes é muito emocional e neste ultimo item as marcas japonesas em geral não estão no top, ainda assim continuo a preferir um belo japonês a um qualquer europeu (os americanos para mim não contam), embora reconheça que eu também sou livre de me tentar pela emoção.

PJC

Sem comentários: