segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Soichiro Honda


No seguimento do "post" anterior, aproveito para colocar aqui uma pequena história de vida do Sr. Soichiro. Quem sabe se não serve de inspiração para alguém:
Começou por investir tudo o que tinha numa pequena oficina, trabalhando dia e noite, dormindo inclusivé na própria oficina. Em determinado momento, para poder continuar nos negócios, empenha as jóias da esposa.
Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, disseram-lhe que seu produto não tinha os padrões de qualidade exigidos.
Volta à escola e estudou mais dois anos, sendo vítima de gozo por parte dos seus colegas e de alguns professores que o chamavam "visionário", mas dois anos depois, a empresa que antes o tinha recusou finalmente assinou um contrato com ele.
Durante a guerra, sua fábrica foi bombardeada duas vezes, sendo grande parte dela é destruída. Ainda assim, volta a construir a fábrica, mas... um terremoto arrasa-a novamente.
Esta podia ser a gota de água e o homem desistia? Mas não! Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e não é possivel sair de automóvel, nem para comprar os bens essenciais para a família. Criativo, adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai à rua. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas bicicletas motorizadas.
As encomendas aumentam e rapidamente ficou sem produção para a procura. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Não tendo capital, resolve pedir ajuda a mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue o apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a fábrica.
Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa e mundial, conhecida e respeitada no mundo inteiro.Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.
PJC

Sem comentários: