quarta-feira, 4 de março de 2009

Lego Technic

Já aqui falei falei de algumas marcas de brinquedos que marcaram a minha infância e adolescência, mas a verdade é que a que foi mais influente e marcante, foi sem dúvida a LEGO.

Não me recordo como foi o meu primeiro contacto com aquelas peças plásticas de várias cores e feitios, mas tenho a certeza que foi desde muito, muito pequeno, ao ponto de ter poucas ou nenhumas recordações, pois a minha memória na altura assimilava ainda muito pouca coisa. Mas tenho a certeza que foi com o "legos" da primeira metade dos anos setenta, dos meus tios mais novos.
Ao longo da minha infância e juventude, tive a sorte de mais ou menos uma vez por ano receber a minha caixinha de peças coloridas para montar das mais diversas formas possíveis. Não me recordo de ter tido nada da "Lego Duplo", mas quase tudo da fase seguinte, que já permitia ser bem mais creativo. Creio que é o que se poderá considerar o Lego clássico ou "system".

No entanto, foi por altura dos meus 10 ou 11 que recebi uma caixa Lego marcante. Era uma série nova, denominada "Lego Technic" e claro que o modelo era um automóvel. Era uma espécie de "Buggie" com direcção e suspensão tipo "Citroên 2CV" atrás.

Tal foi a minha devoção a este modelo que no ano seguinte, recebi aquela que era então a referência principal desta série. Era a "Lego Technic 8860". No fundo era um chassis de automóvel (claro) mais evoluído, que tinha uma série de funcionalidade mecânicas. Tinha direcção de pinhão e cremalheira, um motor traseiro de 4 cilindros horizontais com ventuínha de radiador, caixa de 3 velocidades, diferencial, suspensão independente no eixo traseiro e bancos com regulação longitudinal e inclinação das costas. Tudo funcionava.
Uns anos mais tarde, o meu irmão recebeu o modelo que substituiu este, o "Lego Technic 8885", que para além de ter um aspecto mais moderno, pois já tinha uma espécie de "rollcage", que simulava o formato de uma carrossaria, acrescentava ainda algumas evoluções técnicas, como um motor V4, suspensão independente às 4 rodas, faróis escamoteáveis, bancos com encosto de cabeça, etc...
Ao fim de pouco tempo, comecei a misturar os componetes mecânicos de ambos, tendo chegado a contruir um chassis que simulava, um veículo 4x4, com direcção em ambos os eixos. Parecia um verdadeiro engenheiro mecânico.Passei dias inteiros dedicados a este "brinquedo", que foi o meu despertar prático para a mecânica automóvel e sem dúvida que teve grande influência na minha futura escolha de percurso académico.

De todos os "legos" que tive, estes dois foram sem dúvida alguma os que mais me marcaram e com os quais passei muitas e muitas horas, a montar, desmontar, criar, inventar, etc...

Que pena tenho, de hoje em dia não conseguir "brincar" da mesma forma com automóveis a sério...
PJC

Sem comentários: