
Na verdade tal como há dois anos, os clássicos também estiveram presentes. Isso aconteceu nas especiais que ocorreram no Estádio do Algarve, onde foi possível ver em acção as máquinas e os "artistas" de outros tempos, casos dos Ford Escort RS 1800 e 2000, Renault 5 GT Turbo, Nissan 1600 SSS, Volvo PV 544, Austin e Morris Cooper S, Toyota Corola AE86, Alpine A110 1600, etc... e entre os "artistas" estava o Joaquim Santos, Mário Silva, Jorge Ortigão, Aníbal Rolo, Rui Bevilacqua, entre outros. Vejam aqui mais detalhes e algumas fotos.
No entanto, na verdade eu fui foi mesmo para ver os artistas e as máquinas actuais em acção. Com o abandono das equipas oficiais da Subaru, Mitsubishi e Suzuki as provas de 2009 perderam um pouco do encanto dos anos anteriores e isso notou-se essencialmente no parque de assistências, pois a dimensão das motorhomes da Ford e Citroên e restante aparatohumano e técnico, dava para perceber a diferença que as separa das restantes equipas. Na verdade este mundial disputa-se entre duas equipas e quatro pilotos. Ou serão dois pilotos?! Ou será mesmo apenas um!?!?!? Bom, mas de qualquer forma, ter em Portugal uma prova do WRC é sempre fantástico, mesmo só com duas equipas de fábrica. Ainda assim foi possível ver grandes nomes a correr em equipas não oficiais, caso do Marcus Gronholm, Peter Solberg e seu irmão, entre outros.
O Rali de Portugal é um evento extraordinário, que põe imensa gente na estrada a apoiar estes deuses do volante, que dão espectáculo em cada curva. Uns por serem rápidos e eficazes, como é o caso do Sébastien Loeb (que mais uma vez não deu hipóteses), outros por serem espectaculares na forma como conduzem e na forma como.... saem de estrada (como foi o caso do Latvala). O ambiente que se vive nestas provas, mesmo como simples espectador é único, quer seja nos troços a vê-los passar, quer seja nos períodos de espera no meio do monte, no caminho de carro e a pé que se faz para chegar às zonas espectáculo e do público que se encontra vindo um pouco de todo o país e de toda a Europa (Espanha, França, Itália, Suécia, Finlândia, Russia, República Checa, etc...). Já para não falar da possibilidade de circular no parque de assistências e assistir ao trabalho das equipas e estar perto dos pilotos, bem como outros nomes sonantes, como foi o caso do Pedro Lamy, David Richards ou até do polémico Max mosley.
São quatro dias cansativos, onde normalmente se dorme pouco, fazem-se muitos km's de carro e alguns a pé, apanha-se sol, vento, nalguns anos chuva e quase sempre muita poeira, mas que para quem se "alimenta" de automóveis como eu, são dias em que me esqueço de tudo o resto e me sinto no paraíso. São como férias, embora não se descanse. :D
Não sei se já há novidades sobre a próxima edição, mas se puder ser já em 2010 optimo. Se possível que a conjuntura económica melhore, para termos mais equipas oficiais a lutar taco a taco pelos primeiros lugares.
PJC

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