quarta-feira, 16 de junho de 2010

Polistil 1/87

Depois de cerca de um mês e meio sem dar notícias, finalmente consigo ter uns minutos disponíveis para actualizar o blog, até porque este post já deveria ter sido publicado à uns 2 meses, mas lá está, o tempo não dá para tudo.

Para não variar, este ano também marquei presença na Motorclássico que se realisou na FIL.
Relativamente à feira já muito se falou na web, nomeadamente nos Foruns dedicados aos clássicos, como tal não vou perder tempo por aí, até porque passado tanto tempo, a memória já é pouco nítida e só mesmo recorrendo ao arquivo fotográfico conseguiria recordar-me da mesma.
Então porquê mencioná-la?!

Bom é que nesta feira consegui finalmente encontrar algumas das miniaturas que preencheram a minha infância.
Estou a falar concretamente das miniaturas de Formula 1, fabricadas pela Polistil na escala 1/87, em meados da década de 70.
Estas miniaturas foram o meu primeiro contacto físico com carros de Formula 1 à escala e cujos originais eu nunca cheguei a ver a competir (na TV tá claro), ou pelo menos a minha memória não mo permite recordar.

Lembro-me perfeitamente de ter participado com eles no familiarmente apelidado de "Campeonato do Mundo de Empurradores" juntamente com dois dos meus tios mais novos e que consistia num conjunto de verdadeiras corridas em circuitos à escala, desenhados com fio de lã na carpete rala da sala da casa da minha Avó, que replicavam os originais traçados do campeonato do mundo da época.
O evento era digno desse nome, pois ocupava uma tarde ou dia inteiro, até porque em termos logísticos obrigava a "limpar" a sala de mesas, cadeiras, sofás, etc... pois cada circuito ocupava cerca de uns 5 a 6 metros quadrados.
Havia duas sessões de treinos para definir a grelha. A "pole position"era iniciada pelo carro que no conjunto das duas sessões de treinos tivesse necessitado do menor número de impulsos/empurrões e terminava no que tivesse a pior performance.
A corrida era disputada por 1 empurrão à vez de cada carro, pela ordem da grelha, existindo penalizações, para aqueles que tocassem noutros carros, pizassem a linha limite da pista ou a ultrapassassem, ficando um "x" nº de jogadas parados consoante a gravidade da coisa.

Quanto às miniaturas, a verdade é que um conjunto de cerca de duas dezena de carros dessa época, nem todos chegaram aos dias de hoje. Dos que chegaram, poucos são os que estão efectivamente em bom estado. Pelo que sempre sonhei em voltar a conseguir adquirir alguns modelos, nomeadamente aqueles que desapareceram para sempre.

Em resumo, na Motorclássico deste ano, encontrei precisamente 5 dessas miniaturas, que não só estavam novas (com um ou outro decalque meio descolado) e surpresa das surpresas, a serem vendidas com as caixas originais como podem ver abaixo.
Quando as vi nem acreditava! Como é que ao fim de seguramente uns 15 ou 20 anos de procura, finalmente consegui voltar a encontrar estas miniaturas à venda e novas na embalagem original. Foi efectivamente o concretizar de um pequeno sonho de teenager.

3 comentários:

Tohmé disse...

que bela coleção.
tenho alguma coisa de POlistil. Vou colocar no blog.
abraços

Jose Bronze disse...

olá castanheira, também tenho destes, 16 incluindo esses 5, todos originais como os comprei há 30 anos... por curiosidade, quanto valem?

C disse...

Caro José Bronze, muito honestamente não faço ideia quanto poderão valer.
Mas recentemente comentei a história que descrevo no post com um especialista e o que me disse foi que valem mais mais as caixas originais em bom estado por causa do grafismo e qualidade das fotos a cores, do que propriamente as miniaturas que até são fáceis de encontrar e não têm grande detalhe.