segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bugatti recuperado do fundo do Lago Maggiore

Depois de mais de um mês sem escrever, por falta de tempo e de inspiração, queria começar o ano com um post relevante. E na verdade regresso com um acontecimento único!
Um Bugatti foi retirado do Lago Maggiore, perto de Ascona, ao fim de cerca de 70 anos submerso.

Sabe-se que este Bugatti foi inicialmente registado em Nancy, França em 1925. Cerca de 1930 apareceu na Suiça, vindo de Itália, onde chegou a circular sem que os impostos de importação e legalização alguma vez tenham sido pagos. É a partir daqui que as noticias divergem, pois se umas dizem que o proprietário para não pagar a valor exigido pela alfândega Suiça fez desaparecer o carro atirando-o para o lago, outras dizem que o carro depois de apreendido pela alfândega esteve cerca de 11 anos abandonado, pelo que o seu valor seria já inferior aos impostos devidos. Dessa forma um agente da alfandega teria sido encarregue de destruir, sendo que este o deitou ao Lago.

Até 1967 a história de um carro afundado no Lago Maggiore era uma lenda, mas nesta data um mergulhador encontrou o carro a cerca de 50 metros de profundidade. Na altura a marca e modelo não foram identificadas e depois de uma tentativa falhada de o trazer à superficie, o carro voltou a ficar esquecido no fundo do lago.
A razão de só agora o carro ter sido trazido à superfície, teve a ver com o facto de no Carnaval de 2008, um jovem mergulhador de uma cidade vizinha de Ascona ter sido assassinado por um grupo de jovens embriagados. Tal facto chocou toda a comunidade e deu origem à criação de uma Fundação com o nome desse jovem (Damiano Tamagni) para o combate à violência juvenil.
Como forma de financiar a Fundação, o grupo de mergulho local ao qual o jovem pertencia, decidiu recuperar o carro do fundo do lago, para este poder depois ser leiloado.
Durante os primeiros meses de 2009 foram efectuadas investigações preliminares no sentido de identificar se a viatura era ou não um Bugatti, o que se veio a confirmar como sendo um Type 22 Roadster resultado de uma produção muito limitada de alguns exemplares, cujo chassis tem o número 2461.
Depois de 70 anos debaixo de água, é impressionante como carro conseguiu resistir. Ao que parece, o carro estava no fundo do lado deitado lateralmente e parcialmente enterrado na areia. O lado enterrado está razoávelmente conservado ao ponto de ainda ter pneus e os mesmos terem algum ar. De qualquer forma e caso venha a ser recuperado, estima-se que pouco mais de 20% terá recuperação. Ainda assim, um Bugatti original é sempre um Bugatti.
Agora que voltou a vir à superfície, irá ser leiloado este mês na Retromobile de Paris pela Bonham's e a base de licitação é de cerca de 85.000€.




1 comentário:

MS disse...

85000 de base de licitação por uns ferros ferrugentos carcomidos, custa a dar.Falta mais de metade do carro! Mas há malucos para tudo. Eu sabia antes para onde iam 85 mil, sabia...