sábado, 18 de julho de 2009

Circuito da Boavista 2009

Ainda mal refeito das andanças do Algarve Classic Cars e de uma semana de trabalho cansativa, lá acabei por me decidir e juntamente com outro aficionado (que deu uma boa ajuda a dividir as horas de condução) e no Sábado ao raiar do dia, lá rumámos até ao Porto para assistir ao Circuito da Boavista.
Embora só tenha estado presente no Sábado, achei o evento deste ano bem mais fraco do que o de à 2 anos. Quando digo fraco refiro-me essencialmente à qualidade e raridade dos exemplares automóveis participantes, nomeadamente em termos de carros de GT, Sport e Protótipos. A maior prova de que existiam menos clássicos para “ocupar” o programa, foi o facto de terem incluído uma prova para personalidades convidadas, que correram em Seat Leon FR, que é tudo menos um clássico, se é que algum dia será.
No entanto a verdade é que eu tinha outros factores de interesse para estar presente na Boavista… esses factores eram o desfile do Clube Lotus Portugal, que conseguiu reunir vários membros, num total de 35 viaturas (mais uma muito especial) e o facto da Mazda Portugal ter patrocinado o evento devido ao facto de este ano se comemorarem os 20 anos do seu modelo mais emblemático, o Mazda MX-5.
Na verdade e mesmo sendo um grande aficionado da Lotus, a principal razão da minha deslocação à Boavista, foi mesmo o facto do Clube MX-5 ter proporcionado aos seus membros a possibilidade de desfilar no circuito. Mas disso darei conta em posts independentes, tal como da concentração Porsche.
Quem esteve presente na Boavista foi o octogenário Sir Stirling Moss que rodou no circuito em muito bom ritmo e ficou à frente de “meninos” com menos metade da idade.
O que nesta edição estava bastante melhor que em anos anteriores era o espaço reservado à Automobília, que para além de estar numa tenda única, tinha bastantes mais expositores.
Resumindo, mesmo não tendo sido uma edição fantástica (a crise chega a todo o lado) é sempre extraordinário estar nestas raras concentrações de bólides de outros tempos (e mesmo dos actuais) e vê-los debitar rotações pelas ruas do traçado Porto.
Aqui ficam algumas fotos dos bólides no paddock e também a circular no traçado, claro que com grande destaque para os Lotus. :D

...um fantástico Lotus Elite...
...um Lotus Elan...
...e mais outro......um Lotus 23...
...um Jaguar Lister...


...mais um Lotus Elan...
...o bolide conduzido por Sir Stirling Moss...
...um Mini que andava que se dezunhava...
...Sir Stirling Moss e "pares" em acção...

Sem comentários: