É muito raro vir aqui falar de veículos de duas rodas e normalmente é algo a ver com o mundo Vespa. Mas desta vez é algo ainda mais raro, vou falar (ao de leve) da minha primeira experiência de condução de um veículo de 3 rodas (os triciclos de infância não contam).
Numa visita à Loja das Motas e de forma completamente casual tive a oportunidade de conduzir a novíssima Piaggio MP3 Yourban, na versão LT 300i.e., que permite ser conduzida por que tem carta de ligeiros e mais de 25 anos.
Não sou exactamente um Condutor de Motas, por isso nada de se fiarem no que aqui vos digo. Para opiniões a sério há profissionais do ramo e revistas da especialidade que publicam os verdadeiros ensaios.
Esta nova MP3 não vem substituir a antiga. Essa mantém-se em comercialização e é assim como que uma versão mais "tourer". Esta será o modelo de 3 rodas mais dinâmico, divertido e prático para uma utilização citadina.
Obrigado à Loja das Motas pela experiência.
Da minha experiência de condução, tenho a destacar o conforto de rolamento, mesmo em situações de mau piso. As duas rodas à frente de 13 polegadas filtram muito bem as muitas irregularidades das nossas ruas, com uma sensção de robustez e solidez que não sinto na Vespa GTS.
O motor, é o cada mais utilizado Quasar 300i.e. (278cc) que o grupo Piaggio tem extendido um pouco a toda a sua gama de motas. Aqui nota-se um boa diferença da resposta face à GTS, pois a diferença de peso é razoável, mas é preciso ter em conta que quando peguei na mota esta tinha qualquer coisa como 300 metros no odómetro, logo longe de poder mostrar o seu potencial.
O design desta MP3 Yourban é muito mais agradável que o modelo até aqui conhecido. Mais leve e agradável à vista, com um toque de sofisticação marcado com a iluminação a leds traseira e nos minimos frontais.
Quase parece uma normal scooter moderna de duas rodas, sem se estranhar as duas rodas à frente.
Não fiquei fã da posição de condução, principalmente devido à existência de um pedal de travão do lado direito (obrigatório na versão LT, mas que não existirá nas outras), que implica encolher a perna direita, ou ficar com o pé ao lado já meio de fora do estribo.
O banco muito confortável, é razoávelmente largo, o que faz com que mesmo eu que não sou propriamente minorca, não consiga apoiar os calcanhares quando parado, mas o mesmo se passa na GTS.
Nos cerca de 20 kms que fiz com esta MP3, gostei bastante da experiência. A facilidade de condução é muito grande, a segurança do trem dianteiro inspira confiança e logo segurança em qualquer situação de transito citadino, mesmo quando é preciso subir pequenas rampas de estacionamentos ou garagens, sem ser necessário colocar a mota na prependicular.
O preço de 8 mil Euros é que não é nada simpático, principalmente se pensar-mos o que se pode comprar pelo mesmo valor, mas com duas rodas. Mas tendo em conta que se pode conduzir com carta de carro, passa a ser um excelente proposta em termos de conjunto para quem não quer ter mais aulas de código e condução.
Sem comentários:
Enviar um comentário