Já foi à algum tempo (quase dois anos), mas ao rever algumas fotos mais antigas das minhas várias visitas ao Autódromo do Estoril, apeteceu-me partilhar uma dessas que foi particularmente memorável.
Inexperadamente surgiu-me a oportunidade de simultâneamente conduzir um Porsche 911 pela primeira vez, ainda por cima em pista (track day) e como cereja no topo do bolo esse 911 era simplesmente um 996 GT3.
Para quem não sabe bem o que é um GT3, direi muito resumidamente que é incontestavelmente (e obviamente não sou eu que o digo) o melhor 996 que existiu e provavelmente um dos melhores 911 de sempre.
Inexperadamente surgiu-me a oportunidade de simultâneamente conduzir um Porsche 911 pela primeira vez, ainda por cima em pista (track day) e como cereja no topo do bolo esse 911 era simplesmente um 996 GT3.
Para quem não sabe bem o que é um GT3, direi muito resumidamente que é incontestavelmente (e obviamente não sou eu que o digo) o melhor 996 que existiu e provavelmente um dos melhores 911 de sempre.
O seu motor refrigerado a ar e normalmente aspirado de 3.6 litros e respectiva transmissão deriva directamente do usado no GT1, bem como o sistema de lubrificação por carter seco, e que entre outras particularidades tem pistons em titânium. Limitado a 7.800 rpm, este motor debita 360cv, ou seja 100cv/litro o que se traduz em 4,7 seg. de 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de cerca de 290 km/h.
Se este números poderão parecer pouco especiais, principalmente nos dias de hoje onde vemos muitos construtores a vender carros de família com 5.0 litros e 500cv ou mais, direi apenas que em 1999 o 911 GT3 foi o primeiro modelo de produção a fazer menos de 8 minutos em Nurburgring, já para não falar que nesse mesmo ano a versão de competição deste carro venceu a classe nas 24 Le Mans, o que atesta bem toda a valência e equilibrio de todo o conjunto.
Este 911 de excepção consegue como muito poucos aliar a performance e o comportamento de um verdadeiro carro desportivo na pista, com a facilidade de condução fora delas nas normais deslocações do dia a dia. Resta apenas dizer que foram fabricados 1.858 exemplares e que em Portugal não devem ter sido vendidos mais do que uma mão cheia deles.
Se este números poderão parecer pouco especiais, principalmente nos dias de hoje onde vemos muitos construtores a vender carros de família com 5.0 litros e 500cv ou mais, direi apenas que em 1999 o 911 GT3 foi o primeiro modelo de produção a fazer menos de 8 minutos em Nurburgring, já para não falar que nesse mesmo ano a versão de competição deste carro venceu a classe nas 24 Le Mans, o que atesta bem toda a valência e equilibrio de todo o conjunto.
Este 911 de excepção consegue como muito poucos aliar a performance e o comportamento de um verdadeiro carro desportivo na pista, com a facilidade de condução fora delas nas normais deslocações do dia a dia. Resta apenas dizer que foram fabricados 1.858 exemplares e que em Portugal não devem ter sido vendidos mais do que uma mão cheia deles.
Quanto á minha experiência de condução em pista, não me vou armar em heroi e dizer que coloquei o GT3 a escorregar de traseira è saida cuva VIP ou algo assim, porque na verdade andei muito certinho a apreciar o som do 6 cilindros a subir de rotação à saida de cada curva, procurando não entrar em exageros e fugindo das molhadas, porque o objectivo era curtir a experiência e devolver o carro intacto ao dono, que com uma invejável calma me passou o carro para as mãos e me disse para ir dar uma volta. Mesmo sem a adrenalina ter ido ao limite, foi obviamente uma experiência fabulosa que ficará para sempre na memória. Até à data este foi sem dúvida alguma o melhor carro desportivo que alguma vez conduzi.
2 comentários:
É sem dúvida um carro especial. A Porsche peca por ser associada à imagem dos "jovens empresários de sucesso" e não ao Desporto automóvel. Pensem na palavra "Porsche" e vem-vos à cabeça um menino de gravatinha penteadinho e de fatinho...É pena. São excelentes carros desportivos.
Um carro de sonho sem duvida...Essas voltas ao Estoril foram um sonho tornado realidade e logo com o melhor 911 :)
Mais um excelente post neste teu cantinho 5*
Enviar um comentário