sexta-feira, 22 de maio de 2009

Vespa - Fred Perry 100th Anniversary

Fred Perry nasceu no início do século passado, mais precisamente em 1909 e consagrou-se como tenista, tendo vencido por três vezes o torneio de Wimbledon e também a Taça Davis.
No final da década de 40 associou deu o seu nome a uma marca de roupa desportiva, cujo logo foi representado por uma coroa de louros, por associação às suas vitórias desportivas.
Anos mais tarde colaborou com a Piaggio no design da Vespa.
Este ano comemora-se o centenário do nascimento de Fred Perry e por essa razão a Vespa decidiu prestar homenagem ao mesmo, através de uma série especial Vespa.
Assim, a partir de Agosto estarão disponíveis apenas 100 exemplares de uma versão especial da Vespa LXV dedicada a Fred Perry. Deixo aqui as primeiras fotos do modelo.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Vespa Store Milano

Hoje dia 20 de Maio abriu em Milão mais uma loja exclusivamente dedicada à mais famosa marca de scooters.
Nesta "Vespa Store" é possivel encontrar tudo o que está ligado à marca Vespa, desde a mais recente GTS 125 Super e LX50 4valvole, até aos restantes modelos da marca Italiana.
Mas para além das scooters, é possivel encontrar também uma extensa lista de acessórios para a Vespa propriamente dita, mas acima de tudo acessórios para quem adora estas scooters. Desde capacetes, luvas, vestuário e diverso merchandising, tudo ali se encontra.
Sem dúvida um local a visitar por todos os amantes Vespa (e não só), que tenham a possibilidade de se deslocar a Milão.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ayrton Senna - G.P. Portugal 1985

Nada melhor para relembrar o Ayton Senna, do que rever as imagens da sua primeira vitória em 1985, justamente no Grande Prémio de Portugal no Autódromo do Estoril, comentadas por ele mesmo.
Para mim que nesta altura era um tenro fã da Lotus, esta foi a segunda vez que assisti à vitória de um Lotus. A anterior tinha sido em 1982, pelas mãos do excelente piloto e infelizmente também malogrado Elio de Angelis, que venceu por uma "unha negra" face ao Keke Rosberg. Depois desta vitória, só voltei a assistir a mais seis, cinco pelas mãos do Ayrton Senna e uma na secretaria do Elio.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Lotus Evora

Recentemente a Lotus lançou mais um modelo. Desta vez um modelo criado de raiz e com conceito pouco habitual e actualmente único no mercado: um 2+2 com motor central traseiro. O Lotus Evora passa a ser o modelo de topo da marca, recorre a um motor V6 de origem Toyota, 3,5 litros que debita 280cv. Isto aliado a menos de 1.400 kg de peso representa qualquer coisa como 5,0seg. de 0-100km/h. Ao contrário do Elise/Exige e mesmo do Europa, a qualidade de construção está uns furos acima do habitual, bem como o conforto a bordo. Para já a crítica é generalizadamente muito boa, mas já sabemos como são os ingleses a avaliar tudo o que é feito no Reino Unido... mas sinceramente espero que seja mesmo bom e que encontre muitos compradores. Mas o melhor mesmo é ver o vídeo.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

SATA Rally 2009

A propósito do SATA Rall 2009 que decorreu recentemente nos Açores, aqui ficam umas fotos espectaculares, que vieram ao meu encontro.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Porsche 911 GT3 (996)

Já foi à algum tempo (quase dois anos), mas ao rever algumas fotos mais antigas das minhas várias visitas ao Autódromo do Estoril, apeteceu-me partilhar uma dessas que foi particularmente memorável.
Inexperadamente surgiu-me a oportunidade de simultâneamente conduzir um Porsche 911 pela primeira vez, ainda por cima em pista (track day) e como cereja no topo do bolo esse 911 era simplesmente um 996 GT3.
Para quem não sabe bem o que é um GT3, direi muito resumidamente que é incontestavelmente (e obviamente não sou eu que o digo) o melhor 996 que existiu e provavelmente um dos melhores 911 de sempre.
O seu motor refrigerado a ar e normalmente aspirado de 3.6 litros e respectiva transmissão deriva directamente do usado no GT1, bem como o sistema de lubrificação por carter seco, e que entre outras particularidades tem pistons em titânium. Limitado a 7.800 rpm, este motor debita 360cv, ou seja 100cv/litro o que se traduz em 4,7 seg. de 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de cerca de 290 km/h.
Se este números poderão parecer pouco especiais, principalmente nos dias de hoje onde vemos muitos construtores a vender carros de família com 5.0 litros e 500cv ou mais, direi apenas que em 1999 o 911 GT3 foi o primeiro modelo de produção a fazer menos de 8 minutos em Nurburgring, já para não falar que nesse mesmo ano a versão de competição deste carro venceu a classe nas 24 Le Mans, o que atesta bem toda a valência e equilibrio de todo o conjunto.
Este 911 de excepção consegue como muito poucos aliar a performance e o comportamento de um verdadeiro carro desportivo na pista, com a facilidade de condução fora delas nas normais deslocações do dia a dia. Resta apenas dizer que foram fabricados 1.858 exemplares e que em Portugal não devem ter sido vendidos mais do que uma mão cheia deles.
Quanto á minha experiência de condução em pista, não me vou armar em heroi e dizer que coloquei o GT3 a escorregar de traseira è saida cuva VIP ou algo assim, porque na verdade andei muito certinho a apreciar o som do 6 cilindros a subir de rotação à saida de cada curva, procurando não entrar em exageros e fugindo das molhadas, porque o objectivo era curtir a experiência e devolver o carro intacto ao dono, que com uma invejável calma me passou o carro para as mãos e me disse para ir dar uma volta. Mesmo sem a adrenalina ter ido ao limite, foi obviamente uma experiência fabulosa que ficará para sempre na memória. Até à data este foi sem dúvida alguma o melhor carro desportivo que alguma vez conduzi.