terça-feira, 10 de março de 2009

Mazda MX-5 mk1 (20 anos)

Sou extremamente suspeito para falar deste magnifico carro, porque sou um verdadeiro fã do MX-5.
É curioso que quando sairam os modelos da primeira série, que agora faz 20 anos, eu dizia mal deste belo carrinho japonês. Basicamente chamava-lhe imitação do Lotus Elan com desdém.
De facto o MX-5 original foi buscar muita inspiração a esse belo modelo da marca de Colin Chapman, tal como mais uns positos a outros roadster ingleses.
Só que os japoneses são tramados e não se limitaram a copiar o estilo ou design, conseguiram também imitar o comportamento, a simplicidade e até a sonoridade, mas acima de tudo conseguiram dotar este pequeno carro de uma "fonte" de puro prazer de condução (mesmo a velocidades perfeitamente legais) tal como Lotus Elan original de onde foram "beber" inspiração. Só que aqueles senhores do sol nascente (ainda que este modelo tenha sido maioritáriamente idealizado na Mazda Califórnia), foram mais além e dotaram o MX-5 de algo pouco cumum no que diz respeito a veículos descapotáveis, que foi uma excelente qualidade de construção, associada à já tradicional fiabilidade japonesa, com custos de manutenção muito baixos, bem como um extremamente acessível preço de aquisição (pelo menos em quase todo o mundo, excepto Portugal).
No fundo, foram todas estas características que fizeram do Mazda MX-5 o ícone que é hoje, com apreciadores em todo o mundo, com imensos clubes dedicados exclusivamente a este modelo e que no fundo faz dele um verdadeiro clássico no mundo automóvel.
Claro que depois do Mk1, muita coisa foi mudando, ou melhor evoluindo, no MX-5 quer com os Mk2 e 2.5, quer com o MK3 (e brevemente Mk3.5), no entanto o modelo original com aqueles faróis escamoteáveis, continua a ter um encanto muito especial. No entanto por razões muito pessoais, aquele que mais admiro e melhor conheço é o Mk2.5... ;-)
Sou assumidamente um apaixonado pela Lotus a todos os níveis, desde os modelos de estrada (mesmo daqueles modelos pouco gloriosos) até aos de competição, no entanto este modelo tão simples e cumum que é o MX-5 continua a fazer as minhas delícias e a provocar-me um rodar de cabeça de cada vez que passo por um ou algum passa por mim.

Por outro lado fez-me passar a admirar bastante essa marca generalista que é a Mazda (que felizmente está cada vez mais japonesa e menos dependente da Ford). Os meus Parabéns à Mazda e ao MX-5.
PJC

3 comentários:

Alex disse...

Epá! Re-branding?

Adinatha Kafka disse...

(pela terceira tentativa de comentar... vamos lá ver se é desta)
Só o MX5 é que é lindo?
Sou uma proprietária orgulhosa de um MX3 com motor V6, de 1992, preto com avental em antracite. Esse sim, é lindo, lindo!!
Vim aqui parar enquanto procurava imagens de Ferrari F40 (uma das da concentração dos 20 anos foi escolhida para o meu ambiente de trabalho). E já voou para os meus favoritos! Obrigada pelo bom gosto, e agora se me dá licença, vou ver se tem alguma coisa sobre Ford Capri. Esse é o meu El Dorado!

C disse...

Cara Adinatha, antes de mais obrigado pelo seu comentário, que é algo raro por estas bandas.
Claro que não é só o MX-5 que é lindo. Há mais carros lindos (Lotus Elise :D), mas por este tenho uma paixão especial que já deu em blog www.paixaopormax5.blogspot.com, que neste momento anda parado por falta de tempo.
Na verdade à conta do MX-5 ganhei um especial gosto por tudo o que é Mazda. Começando no Cosmo, passando pelo RX-7, RX-8 e claro MX-5.
Quanto ao MX-3, confesso que conheço relativamente bem, já que passou pelas minhas mãos um 1.6 de 1998. É sem dúvida um bom carro, mas infelizmente no meu caso os anteriores donos não tinham sido nada meigos com ele, pelo que se foi sem deixar saudades. Acredito que bem estimado e com o 1.8 V6 seja outra coisa. :D
Ford Capri é coisa que por aqui de facto não há. Quando era novo até gostava dele, mas com o tempo fui perdendo esse gosto, ainda que estéticamente seja muito interessante, tal como o Opel Manta sensivelmente contemporâneo.
Obrigado pelo seu comentário, que é algo raro por estas bandas e vá aparecendo.

P.S. MX-3 V6 preto com avental cinzento... acho já vi esse carro e lembro-me dele há uns anos no SV.