No seguimento do "post" anterior, aproveito para colocar aqui uma pequena história de vida do Sr. Soichiro. Quem sabe se não serve de inspiração para alguém:
Começou por investir tudo o que tinha numa pequena oficina, trabalhando dia e noite, dormindo inclusivé na própria oficina. Em determinado momento, para poder continuar nos negócios, empenha as jóias da esposa.
Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, disseram-lhe que seu produto não tinha os padrões de qualidade exigidos.
Volta à escola e estudou mais dois anos, sendo vítima de gozo por parte dos seus colegas e de alguns professores que o chamavam "visionário", mas dois anos depois, a empresa que antes o tinha recusou finalmente assinou um contrato com ele.
Durante a guerra, sua fábrica foi bombardeada duas vezes, sendo grande parte dela é destruída. Ainda assim, volta a construir a fábrica, mas... um terremoto arrasa-a novamente.
Esta podia ser a gota de água e o homem desistia? Mas não! Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e não é possivel sair de automóvel, nem para comprar os bens essenciais para a família. Criativo, adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai à rua. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas bicicletas motorizadas.
As encomendas aumentam e rapidamente ficou sem produção para a procura. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Não tendo capital, resolve pedir ajuda a mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue o apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a fábrica.
Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa e mundial, conhecida e respeitada no mundo inteiro.Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.
PJC
Sem comentários:
Enviar um comentário