terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Jeep - Desmontar e montar em 4 minutos

Pois é, isto de ser militar tem muito que se lhe diga!
Vejam como estes meninos desmontam e voltam a montar um Jeep, em apenas 4 minutos.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ROC 2010 - Filipe Albuquerque venceu !

Neste fim de semana disputou-se mais uma edição da Race Of Champions (ROC).
Desta vez a prova teve lugar na Alemanha, mais precisamente em Dusseldorf.

Como é habitual, estiveram presentes alguns dos nomes mais "altos" do desporto motorizado mundial, senão vejamos:

- Michael Schumacher (7 vezes Campeão do Mundo de F1)
- Sebastien Vettel (actual Campeão do Mundo de F1)
- Sebastian Loeb (7 Campeão do Mundo de Ralis)
- Alain Prost (4 vezes Campeão do Mundo de F1)
- Michael Dohan (5 Campeão do Mundo de Motociclismo)
- Andy Priaulx (3 vezes Campeão de WTCC)
- Tom Kristensen (8 vezes vencedor das 24 Horas Le Mans)
...entre outros nomes com palmarés menos ricos, como Heikki Kovalainen, Tanner Foust, Carl Edwards, Jason Plato, Travis Pastrana e no fim da lista dos 16 magníficos... 2 tugas, de seus nomes Álvaro Parente e Filipe Albuquerque.

O Alvaro Parente portou-se bem, chegando a eliminar o Alain Prost atingindo os 1/4 final, mas a grande estrela foi mesmo o Filipe Albuquerque! Cruzou-se duas vezes com Sebastian Vettel e ganhou ambas, tendo-o eliminado nas 1/2 finais. Depois na final defrontou e venceu por 2-1 o Sebastian Loeb.

Grande performance do Filipe, que levou bem alto a nossa bandeira, mostrando o seu valor num grande palco, cheio de campeões. Certamente servirá como um valente empurrão para a sua carreira!
Mais detalhes por aqui: http://www.raceofchampions.com/

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Hot Wheels

Colocar 1.200 carrinhos da Hot Wheels a descer por gravidade uma pista tipo montanha russa é algo único, senão vejam!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EICMA 2010 - Piaggio e... Vespa

Já muito se falou na web sobre o Salão de Milão de 2010 (EICMA). Mas mesmo assim também eu quero deixar alguns comentários.
Não me vou perder com as inúmeras novidades do mundo das duas rodas, mas apenas alguns comentários sobre a Piaggio e mais própriamente a Vespa.

Havia à volta da Vespa uma grande expectativa, pois sabia-se que esta iria lançar um novo modelo de caixa manual. A verdade é que a "montanha pariu um rato" e a nova Vespa é um "dejá vu".
Aparentemente a Piaggio arrependeu-se de ter acabado com a produção da PX e por ter cedido os direitos de fabrico e comercialização (ainda que com outro nome) à Indiana LML. Esta tem feito furor um pouco por todo o mundo com as suas LML Star, com resultados de vendas a condizer! Assim a Piaggio volta atrás e re-lança a PX, com uma ou outra alteração de pormenor (eu sei que há várias, mas só noto que o banco tem outro desenho). O que mais me espanta é o facto de não haver sequer uma actualização ao nível da motorização, pois aparentemente voltam a ter os motores de 125 e 150 a 2 tempos, o que nos dias de hoje parece-me inconcebível! Até a LML já tem a sua Star com motor a 4 tempos, cujo eficácia é bem maior que a do 2T.
Fico com a sensação que a apresentação deste modelo foi feita à pressa, daí as alterações serm mínimas, mas que durante 2011 mais noticias surgirão. Caso assim não seja, vejo a LML a contnuar em alta (até porque os preços devem ser mais convidativos), para além do lançamento da nova motorização de 200cc.

Onde a Piaggio efectivamente surpreendeu no EICMA, foi com os seus APE do século XXI. O Piaggio NT3 Concept.
Este modelo que não é de 2 nem 3 rodas, mas sim de 4, vem relançar um pouco o conceito original do APE. Pois é no fundo o "triciclo" motorizado dos nossos dias. Tem um potencial de versatilidade muito interessantes, com versões que poderão estar mais focadas no transporte de passageiros e outras de carga, com elevados níveis de segurança e acima de tudo com baixos custos de utilização. As motorizações deverão variar entre um 200cc, um 300cc convencional e outro híbrido.
Mas para mim a maior inovação deste pequeno meio de transporte é o seu design fabuloso, como apenas os Italianos sabem. Para além disso permite o transporte de 3 pessoas, ficando o condutor ao centro, ligeiramente avançado em relação aos passageiros.
Não sendo exactamente um concorrente directo devido às motorizações, ainda que de dimensões idênticas, é muito mais bonito que o Smart For Two.
Oxala não fique apenas como protótipo e venha a ser comercializado, pois com o pricing correcto, poderá fazer sucesso.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

"01 42 08 : To Qualify"

Ao que tudo indica esta foi a primeira Curta Metragem do George Lucas, efectuada como projecto do curso que frequentou na "University of Southern California" em 1966.
A estrela desta "curta" é um Lotus 23 de competição e o título deriva do tempo de qualificação obtido.
Foi gravado à 44 anos na pista Willow Springs Raceway, situada a norte de Los Angeles, California.
Aos dias de hoje, direi que não é das curtas mais entusiasmantes, mas tendo em conta a época da rodagem, o nome de quem enquanto estudante realizou e dirigiu uma pequena equipa de 14 estudantes, não pode deixar de ser considerado um facto histórico relevante, principalmente para quem aprecia automóveis de competição, noemeadamente quando o "actor" principal é um LOTUS!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mazda MX-5 - 100.000 unidades vendidas em UK

Bem... a notícia já não é nova, na verdade tem mais de 1 mês, mas ainda assim é de assinalar!
O Mazda MX-5, depois de 20 anos a ser comercializado em UK, atingiu no início de Setembro passada o bonito número de 100.000 unidades vendidas.
Este número é bastante significativo, dado que o mercado do Reino Unido, representa mais de 40% de todas as vendas efectuadas na Europa, desde que este modelo foi colocado à venda neste continente (continuo a referir-me ao europeu, ainda que os ingleses não gostem de assumir que pertencem à Europa) em 1990.
Se tivermos em conta que a nível mundial, este modelo já vendeu desde 1989 (altura do lançamento nos E.U.A. e Japão) cerca de 880.000 unidades, dá para perceber que o Reino Unido representa mais de 11% das vendas mundiais.


Tendo em conta que o Reino Unido é conhecido por ser constantemente abençoado pelo São Pedro, chovendo a maior parte do tempo e mesmo quando não chove, não é exactamente sinónimo que o sol apareça, ainda assim é impressionate como é o país da Europa onde mais se vendem veículos descapotáveis de toda a espécie. Dá gosto ver como sabem apreciar todos os raios de sol que despontam entre dois aguaceiros baixando logo as capotas.


Os roadsters são extremamente apreciados, o que faz com que o Mazda MX-5 tenha o sucesso que tem, até porque é bastante acessível. Claro que lá, é bem mais barato do que cá, seja novo ou usado. Mas isso acontece com todos os veículos em geral e não é só no Reino Unido...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mazda - 50 anos de carros de passageiros

Fez recente 50 anos que a marca sediada em Hiroshima, fabricou o primeiro automóvel de passageiros. Estavamos em 1960 e esse modelo foi Mazda R360 Coupé.
Era um pequeno veículo que podia transportar 4 ocupantes (embora os lugares traseiros fossem mais para crianças, ou para colocar bagagens). A motorização resumia-se a um 2 cilindros em "V" de 356cc, que debitava uns esforçados 16 cavalos de potencia, que através de uma caixa manual de 4 velocidades podia levar este "coupé" a atingir os uns fantásticos 89 km/h. Para o travar tinha travões às 4 rodas, sendo os da frente de disco! O peso total do conjunto era de apenas de 389 Kg. Onde é que conseguimos encontrar hoje em dia um veículos de 4 "lugares" com menos de 400 Kg?

Para comemorar esta data a Mazda decidiu apresentar o seu mais recente protótipo, que irá ser a referência em termos de design para todos os próximos modelos de passageiros.
Esse prótipo chama-se Shunari, é um coupé de 4 portas e 4 lugares, que representa a nova linguagem de design da Mazda, apelidada de "Kodo - Soul of Motion".
O protótipo que será apresentado ao público no Salão de Paris é absolutamente fantástico, mas não vai chegar à produção. De qualquer forma deixa-me com enorme expectativa sobre as linhas dos futuros modelos Mazda.
O interior é extraordinário...
...e o posto de condução divinal!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SENNA - O Filme

Está próximo de ser lançado um filme sobre o maior e melhor piloto de F1 de todos os tempos e aquele que mais fãns coleccionou em todo o mundo até hoje - Ayrton Senna.

Estou bastante curioso com o resultado final, mas conto com a extrema fidelidade do filme tendo em conta que a sua origem é nada mais nada menos que o Japão, país que ainda hoje idolatra totalmente este Grande Piloto.

Aqui fica o trailer do filme:

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Honda CB1100F

Na sequência do post anterior sobre o tema "duas rodas no país do sol nascente", aproveito a embalagem para mencionar a nova Honda CB1100F.
É uma naked, bem ao estilo CB da Honda, cujas horigens remontam à década de 70, com a fantástica Honda CB750Four e mais recentemente na década de 90 com a Honda CB Seven Fifty.
Conforme mencionei no ultimo post, este estilo de mota (naked) é exactamente o que o cliente japonês gosta e eu confesso que também aprecio bastante o estilo naked / cafe racer.
Tive oportunidade de ver a CB1100F ao vivo num stand em Tokyo e ainda bem, pois dificilmente veremos alguma por cá, já que infelizmente este modelo só está previsto ser comercializado no Japão. Pode ser que tenha sucesso por lá e decidam fazer renascer a gama CB também no "velho continente". Nem era preciso a 1100, uma 750 já chega e sobra!
Aqui ficam dois videos oficiais sobre o modelo, que espelham bem a tecnologia e conceito por detrás desta criação:


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Duas rodas no país do sol nascente

Quando visito outros países, gosto de observar aquilo em que se diferenciam do nosso país a todos os níveis, pois tal dá-me uma melhor percepção da cultura desse país e não raras vezes até alguns ensinamentos.
Uma das características que gosto de observar, são os veículos que se vêm nas ruas, quer sejam as grandes máquinas (quando as há), quer sejam os carros normais do dia a dia. Há sempre diferenças, ou nas marcas e modelos mais vistos, ou na tipologia de veículos, etc...

Na minha mais ou menos recente visita ao Japão, demorei algum tempo a perceber que mesmo sendo o país de onde saem uma grande parte das melhores motas do planeta e cujas marcas e modelos dominam ou estão no topo de todas as categorias do desporto motorizado a nível mundial, é extremamente raro ver essas motas no dia a dia.

Em duas semanas que lá estive, os dedos de duas mãos chegaram para contar o número de "R's" que vi a circular (para os menos batidos na coisa, "R's" são todas as motas desportivas ou super desportivas, tipo Honda CBR, Suzuki GSX-R, Yamaha R, Kawasaki Ninja ZX-R, etc...) e das que vi, algumas tinham 10 dez anos ou 15 anos, ainda que estivessem imaculadamente bem conservadas. Apenas as vi ao fim de semana, porque era apenas nessa altura que circulavam! Essa coisa de ter uma 600, 750 ou 1000 do último modelo, para usar todos os dias como veículo único, ou para colocar um malão e andar a fazer estafetas, só mesmo por cá!

Mas então que veículos de duas rodas é que se viam!? Basicamente 3 tipos:
- Scooters! Muitas, de todos os tipos e feitios, desde as mais simples, às maxi-scooters todas kitadas, ou tunning.
- Choppers! Maioria Harleys ou então modelos demasiado transformados para se conseguir identificar marca ou modelo.
- Café Racers ou nakeds! Algumas vintage europeias, maioria Triumph ou BMW. Depois mais recentes, maioria japonesas de várias cilindradas desde as Yamaha SR raramente de origem, às Hondas CB's e outras que não identifiquei. Mas sem dúvida que depois das scooters, as nakeds mais ou menos espigadas e alteradas eram as motas que imperavam. No fundo aquele genero de mota que comandava nas décadas de 60 e principalmente 70.

Ainda que não tenha conseguido fotografar decentemente os melhores exemplares (pois muitos só os vi a passar), aqui ficam alguns registos...

Uma Suzuki Gemma, que como scooter é imponente. Grande, mas muito interessante.

Uma Yamaha Majesty, altamente tunning, com banco personalizado, frente e traseira alterada, espelhos pequenos cromados, escape xpto e opticas transparente. O minimo que se exige de alteração!

Uma Suzuki Burgman quase de origem, se esquecer-mos o imponente escape, o ecrã escuro e os retrovisores pequenos cromados (um "must have").

Uma Honda CN250 também quase de origem, excepto o banco em pele, os retrovisores da moda, o ecrã pequeno escuro e as ópticas transparentes.

A estranha Honda Maxam, cujas traseira faz lembrar as limousines americanos. A frente nem sei o que me faz lembrar, mas não acho que "deva nada à beleza".
Outra Maxam, desta vez num parque de estacionamento pago, só para motas...

No mesmo parque de estacionamento, uma Honda Forza absolutamente tunning. Não vi nenhuma Forza que não estivesse alterada, mas esta abusava...
...sem mais comentários!!!

Outra Majesty devidamente alterada esteticamente...
...como mandam as regras locais.

Aqui, completamente de série e em branco a rara Honda DN-01, que é definida como uma scooter touring, mas cuja beleza é muito duvidosa.

Aqui uma Yamaha T-Max, sem grandes alterações estéticas à excepção do mini-retrovisor da moda e de uns plásticos traseiros a menos, mas em compensação com um conjunto de amortecedores xpto e escape a condizer...

Aqui mais uma Majesty, com um condutor com o trage habitual de pilotagem, roupa desportiva e um penico na tóla. Mas lá estão os retrovisores da moda e o escape xpto. Rara foi a maxi-scooter que vi, com o escape de origem!

Esta não me lembro do modelo, mas lá está o belo escape e o ecrã escuro mais baixo.

E depois, também existiam as Vespas. coisa bastante rara, mas ainda vi uma GTS300Super branquinha. :D

Uma 50 S toda catita.

Uma LX...

...e outra 50 S bastante mais usada!

Passando para as choppers, ou eram Harleys...
...ou coisas mais estranhas!

Nas nakeds, havia de tudo um pouco! Aqui uma Triumph.Esta nem sei o que era, mas parecia uma réplica de uma Honda de competição da década de 60.
Uma "normal" Suzuki Katana...Outro modelo dificil de identificar, mas é possivel que seja uma Yamaha SR toda alterada (muito cumum).
Mais uma Honda réplica.
Aqui os principais veículos usados pela malta das entregas rápidas. Com 3 rodas que dá para qualquer um conduzir com mais segurança, com protecção contra chuva e sol e uma bela caixa de carga de vários feitios. E andavam "nas horas" que nem formigas!
Aqui outro exemplo de parques de estacionamento pagos só para motas.