terça-feira, 30 de novembro de 2010

ROC 2010 - Filipe Albuquerque venceu !

Neste fim de semana disputou-se mais uma edição da Race Of Champions (ROC).
Desta vez a prova teve lugar na Alemanha, mais precisamente em Dusseldorf.

Como é habitual, estiveram presentes alguns dos nomes mais "altos" do desporto motorizado mundial, senão vejamos:

- Michael Schumacher (7 vezes Campeão do Mundo de F1)
- Sebastien Vettel (actual Campeão do Mundo de F1)
- Sebastian Loeb (7 Campeão do Mundo de Ralis)
- Alain Prost (4 vezes Campeão do Mundo de F1)
- Michael Dohan (5 Campeão do Mundo de Motociclismo)
- Andy Priaulx (3 vezes Campeão de WTCC)
- Tom Kristensen (8 vezes vencedor das 24 Horas Le Mans)
...entre outros nomes com palmarés menos ricos, como Heikki Kovalainen, Tanner Foust, Carl Edwards, Jason Plato, Travis Pastrana e no fim da lista dos 16 magníficos... 2 tugas, de seus nomes Álvaro Parente e Filipe Albuquerque.

O Alvaro Parente portou-se bem, chegando a eliminar o Alain Prost atingindo os 1/4 final, mas a grande estrela foi mesmo o Filipe Albuquerque! Cruzou-se duas vezes com Sebastian Vettel e ganhou ambas, tendo-o eliminado nas 1/2 finais. Depois na final defrontou e venceu por 2-1 o Sebastian Loeb.

Grande performance do Filipe, que levou bem alto a nossa bandeira, mostrando o seu valor num grande palco, cheio de campeões. Certamente servirá como um valente empurrão para a sua carreira!
Mais detalhes por aqui: http://www.raceofchampions.com/

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Hot Wheels

Colocar 1.200 carrinhos da Hot Wheels a descer por gravidade uma pista tipo montanha russa é algo único, senão vejam!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EICMA 2010 - Piaggio e... Vespa

Já muito se falou na web sobre o Salão de Milão de 2010 (EICMA). Mas mesmo assim também eu quero deixar alguns comentários.
Não me vou perder com as inúmeras novidades do mundo das duas rodas, mas apenas alguns comentários sobre a Piaggio e mais própriamente a Vespa.

Havia à volta da Vespa uma grande expectativa, pois sabia-se que esta iria lançar um novo modelo de caixa manual. A verdade é que a "montanha pariu um rato" e a nova Vespa é um "dejá vu".
Aparentemente a Piaggio arrependeu-se de ter acabado com a produção da PX e por ter cedido os direitos de fabrico e comercialização (ainda que com outro nome) à Indiana LML. Esta tem feito furor um pouco por todo o mundo com as suas LML Star, com resultados de vendas a condizer! Assim a Piaggio volta atrás e re-lança a PX, com uma ou outra alteração de pormenor (eu sei que há várias, mas só noto que o banco tem outro desenho). O que mais me espanta é o facto de não haver sequer uma actualização ao nível da motorização, pois aparentemente voltam a ter os motores de 125 e 150 a 2 tempos, o que nos dias de hoje parece-me inconcebível! Até a LML já tem a sua Star com motor a 4 tempos, cujo eficácia é bem maior que a do 2T.
Fico com a sensação que a apresentação deste modelo foi feita à pressa, daí as alterações serm mínimas, mas que durante 2011 mais noticias surgirão. Caso assim não seja, vejo a LML a contnuar em alta (até porque os preços devem ser mais convidativos), para além do lançamento da nova motorização de 200cc.

Onde a Piaggio efectivamente surpreendeu no EICMA, foi com os seus APE do século XXI. O Piaggio NT3 Concept.
Este modelo que não é de 2 nem 3 rodas, mas sim de 4, vem relançar um pouco o conceito original do APE. Pois é no fundo o "triciclo" motorizado dos nossos dias. Tem um potencial de versatilidade muito interessantes, com versões que poderão estar mais focadas no transporte de passageiros e outras de carga, com elevados níveis de segurança e acima de tudo com baixos custos de utilização. As motorizações deverão variar entre um 200cc, um 300cc convencional e outro híbrido.
Mas para mim a maior inovação deste pequeno meio de transporte é o seu design fabuloso, como apenas os Italianos sabem. Para além disso permite o transporte de 3 pessoas, ficando o condutor ao centro, ligeiramente avançado em relação aos passageiros.
Não sendo exactamente um concorrente directo devido às motorizações, ainda que de dimensões idênticas, é muito mais bonito que o Smart For Two.
Oxala não fique apenas como protótipo e venha a ser comercializado, pois com o pricing correcto, poderá fazer sucesso.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

"01 42 08 : To Qualify"

Ao que tudo indica esta foi a primeira Curta Metragem do George Lucas, efectuada como projecto do curso que frequentou na "University of Southern California" em 1966.
A estrela desta "curta" é um Lotus 23 de competição e o título deriva do tempo de qualificação obtido.
Foi gravado à 44 anos na pista Willow Springs Raceway, situada a norte de Los Angeles, California.
Aos dias de hoje, direi que não é das curtas mais entusiasmantes, mas tendo em conta a época da rodagem, o nome de quem enquanto estudante realizou e dirigiu uma pequena equipa de 14 estudantes, não pode deixar de ser considerado um facto histórico relevante, principalmente para quem aprecia automóveis de competição, noemeadamente quando o "actor" principal é um LOTUS!