segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mazda - 50 anos de carros de passageiros

Fez recente 50 anos que a marca sediada em Hiroshima, fabricou o primeiro automóvel de passageiros. Estavamos em 1960 e esse modelo foi Mazda R360 Coupé.
Era um pequeno veículo que podia transportar 4 ocupantes (embora os lugares traseiros fossem mais para crianças, ou para colocar bagagens). A motorização resumia-se a um 2 cilindros em "V" de 356cc, que debitava uns esforçados 16 cavalos de potencia, que através de uma caixa manual de 4 velocidades podia levar este "coupé" a atingir os uns fantásticos 89 km/h. Para o travar tinha travões às 4 rodas, sendo os da frente de disco! O peso total do conjunto era de apenas de 389 Kg. Onde é que conseguimos encontrar hoje em dia um veículos de 4 "lugares" com menos de 400 Kg?

Para comemorar esta data a Mazda decidiu apresentar o seu mais recente protótipo, que irá ser a referência em termos de design para todos os próximos modelos de passageiros.
Esse prótipo chama-se Shunari, é um coupé de 4 portas e 4 lugares, que representa a nova linguagem de design da Mazda, apelidada de "Kodo - Soul of Motion".
O protótipo que será apresentado ao público no Salão de Paris é absolutamente fantástico, mas não vai chegar à produção. De qualquer forma deixa-me com enorme expectativa sobre as linhas dos futuros modelos Mazda.
O interior é extraordinário...
...e o posto de condução divinal!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SENNA - O Filme

Está próximo de ser lançado um filme sobre o maior e melhor piloto de F1 de todos os tempos e aquele que mais fãns coleccionou em todo o mundo até hoje - Ayrton Senna.

Estou bastante curioso com o resultado final, mas conto com a extrema fidelidade do filme tendo em conta que a sua origem é nada mais nada menos que o Japão, país que ainda hoje idolatra totalmente este Grande Piloto.

Aqui fica o trailer do filme: