domingo, 27 de junho de 2010

Classic Team Lotus Festival (parte II)

Depois do video a abrir o apetite... este é o video que resume, uma ínfima parte do que terão sido, as muitas emoções vividas pelos milhares de fãs da Lotus que se deslocaram ao Classic Team Lotus Festival, em Snetterton.

E neste fim de semana em Valência, deu-se a comemoração dos 500 Grande Prémios efectuados pela equipa Lotus (mesmo se a actual equipa, nada tem a ver com a original).

terça-feira, 22 de junho de 2010

Lotus F1 - Minicar Collection

Muito recentemente tive a oportunidade de visitar aquele que é normalmente apelidado do "País do Sol Nascente". Sim, isso mesmo o Japão!

Muita coisa poderia falar sobre esse fantástico país, mas disso vou ter oportunidade noutros posts.
Para já vou manter o mote do último tópico e manter-me nas miniaturas e até mesmo na escala.
É que foi no Japão que encontrei umas miniaturas fantásticas de Lotus na escala 1/87, que depois de algumas pesquisas na net, soube que são fabricados pela Kyosho. Tinha de ser, até porque têm um grau de perfeição muito bom, nomeadamente para a dimensão e claro.... preço!
Assim, vieram comigo os Lotus 72E, 81, 88, 91 e 98T !
Pelo que já percebi não existem todos os modelos, nem dos que existem a loja tinha todos disponíveis. Para além dos que referi também lá estavam mais dois amarelos da Camel do Piquet e Donnelly (salvo erro) de anos diferentes, mas como nunca simpatizei com essa decoração, não ou trouxe comigo... e já me arrependi!
Mas dos que trouxe, aqui ficam as fotos!
O Lotus 72E de 1973, do Dave Walker...
O Lotus 81 de 1980, do Mário Andretti...

O Lotus 88 de 1981, do Elio de Angelis...
O Lotus 91 de 1982, do Nigel Mansell... (com motor descoberto!)
Lotus 98T de 1986, do Johnny Dumfries...

Pois... é pena o Lotus 72 não ser o do Emerson Fittipaldi e o 98T o do Ayrton Senna, mas estes eram os que haviam e ou eram estes ou zero. Optei por estes!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Polistil 1/87

Depois de cerca de um mês e meio sem dar notícias, finalmente consigo ter uns minutos disponíveis para actualizar o blog, até porque este post já deveria ter sido publicado à uns 2 meses, mas lá está, o tempo não dá para tudo.

Para não variar, este ano também marquei presença na Motorclássico que se realisou na FIL.
Relativamente à feira já muito se falou na web, nomeadamente nos Foruns dedicados aos clássicos, como tal não vou perder tempo por aí, até porque passado tanto tempo, a memória já é pouco nítida e só mesmo recorrendo ao arquivo fotográfico conseguiria recordar-me da mesma.
Então porquê mencioná-la?!

Bom é que nesta feira consegui finalmente encontrar algumas das miniaturas que preencheram a minha infância.
Estou a falar concretamente das miniaturas de Formula 1, fabricadas pela Polistil na escala 1/87, em meados da década de 70.
Estas miniaturas foram o meu primeiro contacto físico com carros de Formula 1 à escala e cujos originais eu nunca cheguei a ver a competir (na TV tá claro), ou pelo menos a minha memória não mo permite recordar.

Lembro-me perfeitamente de ter participado com eles no familiarmente apelidado de "Campeonato do Mundo de Empurradores" juntamente com dois dos meus tios mais novos e que consistia num conjunto de verdadeiras corridas em circuitos à escala, desenhados com fio de lã na carpete rala da sala da casa da minha Avó, que replicavam os originais traçados do campeonato do mundo da época.
O evento era digno desse nome, pois ocupava uma tarde ou dia inteiro, até porque em termos logísticos obrigava a "limpar" a sala de mesas, cadeiras, sofás, etc... pois cada circuito ocupava cerca de uns 5 a 6 metros quadrados.
Havia duas sessões de treinos para definir a grelha. A "pole position"era iniciada pelo carro que no conjunto das duas sessões de treinos tivesse necessitado do menor número de impulsos/empurrões e terminava no que tivesse a pior performance.
A corrida era disputada por 1 empurrão à vez de cada carro, pela ordem da grelha, existindo penalizações, para aqueles que tocassem noutros carros, pizassem a linha limite da pista ou a ultrapassassem, ficando um "x" nº de jogadas parados consoante a gravidade da coisa.

Quanto às miniaturas, a verdade é que um conjunto de cerca de duas dezena de carros dessa época, nem todos chegaram aos dias de hoje. Dos que chegaram, poucos são os que estão efectivamente em bom estado. Pelo que sempre sonhei em voltar a conseguir adquirir alguns modelos, nomeadamente aqueles que desapareceram para sempre.

Em resumo, na Motorclássico deste ano, encontrei precisamente 5 dessas miniaturas, que não só estavam novas (com um ou outro decalque meio descolado) e surpresa das surpresas, a serem vendidas com as caixas originais como podem ver abaixo.
Quando as vi nem acreditava! Como é que ao fim de seguramente uns 15 ou 20 anos de procura, finalmente consegui voltar a encontrar estas miniaturas à venda e novas na embalagem original. Foi efectivamente o concretizar de um pequeno sonho de teenager.

Classic Team Lotus Festival

No próximo dia 20 de Junho, terá lugar o Classic Team Lotus Festival, aqui fica um video como aperitivo...