quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Morgan Aero SuperSports

Os Morgan, são sempre clássicos, mesmo quando saem da fábrica novinhos em folha.
Primeiro porque têm uma linha clássica de roadster inglês com 50 anos e depois porque já ninguém faz automóveis com estrutura em madeira.

Já lá vão uns anitos (talvez uns 10) desde que lançou o Aero 8, que embora mantenha a traça clássica Morgan, é bem futurista e luxuoso, com um interior onde as peles e madeiras trabalhadas à mão imperam. Qualquer foto não faz juz à beleza do carro e depois de no ano passado ter visto um ao vivo fiquei fascinado.

Por ocasião do centésimo aniversário da Morgan em 2009, foi apresentado (pelo menos estaticamente) o Aero Super Sports. Agora em 2010 parece vai ser possível finalmente ver o dito a rolar.

Em termos de design é uma evolução estética do Aero 8, mas a verdade é que é baseado no Morgan Aero 8 GT3 do "International FIA GT3 Championship", cuja principal evolução reside no facto de ter chassis em alumínio.

Contará com um V8 de origem BMW de 4,8 litros, com a possibilide acoplar uma caixa manual ou automática de 6 velocidades.

Será ainda mais exclusivo do que o Aero 8, até porque custará (em Inglaterra) 108.000£ + IVA. Cá nem vale a pena fazer muitas contas, pois com os nossos impostos não ficará por menos de 250.000€ e como por cá a malta só quer Porsches, Ferraris e mais recentemente Aston Martins, ninguém encomendará nenhum, pelo que para algum dia poder apreciar um, o melhor é pensar em dar um saltinho a algum dos muitos eventos automobiliscos que proliferam por UK.
Em baixo o Morgan Aero GT3


Bugatti Type 22 - Leiloado em Paris

Conforme mencionei no meu 1º post de 2010, o Bugatti Type 22 retirado recentemente do fundo do Lago Maggiore ao fim de mais de 70 anos submerso, foi a Leilão em Paris.

A base de licitação era de 70.000€ (e não 85.000€ como referi no 1º post) o que é um valor exorbitante para os restos mortais do que foi outrora um Bugatti, mas ainda assim esperava-se que chegásse perto dos 90.000€.

Pois é meu amigos... tenho a dizer-vos que aqueles ferros ferrugentos em forma de Bugatti, foram arrematados por qualquer coisa como... 260.500€.

Ah pois é... há crise para uma imensa maioria, mas para muito poucos ela nunca existiu!

A licitação final foi de um coleccionador europeu (representante da Peter Mullin Collection na California), que irá expor o caro em museu conforme este se encontra.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Argentina - Chile Dakar Rally 2010

Este ano o Dakar mudou de ares e foi para a América do Sul, mas ainda assim continua a gerar imagens fantásticas.
Aqui ficam algumas que conseguem aliar a beleza da paisagem e do desporto motorizado, à excelente qualidade daqueles que conseguiram registar os momentos em fotografia.
Em cima o português Helder Rodrigues e a sua Yamaha 450 na 8ª etapa (foi 4º classificado à geral nas motas)
P.S. Fui buscar as fotos aqui.