quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Evolução e Estagnação das Espécies

Se eu disser que nos ultimos 30 anos os automóveis evoluiram imenso, ninguém me irá certamente desmentir.

De facto, desde que os párachoques deixaram de ser cromados até aos dias de hoje, quase tudo mudou nos automóveis, à excepção de continuarem a ter um volante e 4 rodas.

Pois é, mas se isto é verdade para a maioria dos construtores, não se aplica a todos eles. Enquanto uns seguem a evoluçao tecnológica e acompanham as exigências dos novos tempos, outros pararam no tempo... talvez com sorte até tenham amadurecido, mas nada nos garante isso!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Vespa GTS Limousine

Qualquer modelo Vespa é especial e facilmente dá nas vistas e chama à atenção no meio da restante paisagem urbana.
Ainda assim, há sempre quem queira ir mais além e procure fazer variações sobre o tema.

Se por cá tivemos um carpinteiro que fez uma fantástica Vespa em madeira e ainda assim totalmente funcional, em Africa do Sul o departamento de marketing do importador decidiu mandar fazer uma também muito especial, mas desta vez pelo seu formato.

Assim, criaram uma Vespa GTS de 4 lugares, versão limousine. Na prática são dois quadros GTS pegados, o que duplica o comprimento da Vespa. O modelo é totalmente funcional , ainda que eu duvide que dê algum jeito para conduzir, mas isso também não importa, pois ao que parece só serve mesmo para efeitos de exposição.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bugatti recuperado do fundo do Lago Maggiore

Depois de mais de um mês sem escrever, por falta de tempo e de inspiração, queria começar o ano com um post relevante. E na verdade regresso com um acontecimento único!
Um Bugatti foi retirado do Lago Maggiore, perto de Ascona, ao fim de cerca de 70 anos submerso.

Sabe-se que este Bugatti foi inicialmente registado em Nancy, França em 1925. Cerca de 1930 apareceu na Suiça, vindo de Itália, onde chegou a circular sem que os impostos de importação e legalização alguma vez tenham sido pagos. É a partir daqui que as noticias divergem, pois se umas dizem que o proprietário para não pagar a valor exigido pela alfândega Suiça fez desaparecer o carro atirando-o para o lago, outras dizem que o carro depois de apreendido pela alfândega esteve cerca de 11 anos abandonado, pelo que o seu valor seria já inferior aos impostos devidos. Dessa forma um agente da alfandega teria sido encarregue de destruir, sendo que este o deitou ao Lago.

Até 1967 a história de um carro afundado no Lago Maggiore era uma lenda, mas nesta data um mergulhador encontrou o carro a cerca de 50 metros de profundidade. Na altura a marca e modelo não foram identificadas e depois de uma tentativa falhada de o trazer à superficie, o carro voltou a ficar esquecido no fundo do lago.
A razão de só agora o carro ter sido trazido à superfície, teve a ver com o facto de no Carnaval de 2008, um jovem mergulhador de uma cidade vizinha de Ascona ter sido assassinado por um grupo de jovens embriagados. Tal facto chocou toda a comunidade e deu origem à criação de uma Fundação com o nome desse jovem (Damiano Tamagni) para o combate à violência juvenil.
Como forma de financiar a Fundação, o grupo de mergulho local ao qual o jovem pertencia, decidiu recuperar o carro do fundo do lago, para este poder depois ser leiloado.
Durante os primeiros meses de 2009 foram efectuadas investigações preliminares no sentido de identificar se a viatura era ou não um Bugatti, o que se veio a confirmar como sendo um Type 22 Roadster resultado de uma produção muito limitada de alguns exemplares, cujo chassis tem o número 2461.
Depois de 70 anos debaixo de água, é impressionante como carro conseguiu resistir. Ao que parece, o carro estava no fundo do lado deitado lateralmente e parcialmente enterrado na areia. O lado enterrado está razoávelmente conservado ao ponto de ainda ter pneus e os mesmos terem algum ar. De qualquer forma e caso venha a ser recuperado, estima-se que pouco mais de 20% terá recuperação. Ainda assim, um Bugatti original é sempre um Bugatti.
Agora que voltou a vir à superfície, irá ser leiloado este mês na Retromobile de Paris pela Bonham's e a base de licitação é de cerca de 85.000€.