quarta-feira, 30 de setembro de 2009

MX-5 - Vigésimo aniversário comemorado no Japão

A Mazda Japão organizou no passado dia 20 de Setembro (grande data!) um mega evento para comemorar os 20 anos do seu mais que tudo Mazda MX-5.
O evento ocorreu na pista da Mazda em Miyoshi e reuniu mais de 1.600 automóveis, naquela que terá sido provavelmente a maior concentração de sempre de MX-5.
Participaram veículos vindos de todo o Japão e mesmo do estrangeiro, através da participação de inúmeros clubes de entusiastas de vários países.
O modelo comemorativo dos 10 anos...
...e outro a assinalar os 20 anos.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Automóveis Portugueses - Caramulo

Ainda a respeito da minha visita à Rampa Clássica do Caramulo, aproveitei a oportunidade de visitar novamente o museu.
Embora o museu tenha um espólio suficientemente grande para haver sempre novidades em exposição de ano para ano, desta vez estava em curso uma exposição temática (como já tinha referido no meu post de 10 de Agosto), relativa aos Automóveis Portugueses.
Dado que a industria automóvel está infelizmente extinta no nosso país, todos os veículos apresentados são já século passado.
Aqui ficam as fotos dos exemplares em exposição.

- FELCOM
- EDFOR
- ALBA
- MARLEI
- MG CANELAS
- DM
- OLDA
- IPA
- UMM
- PORTARO
- SADO

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

MX-5 Superlight - Frankfurt

Na sequência do meu post de 5 de Agosto, aqui ficam umas fotos bem mais ilucidativas do Mazda MX-5 Superlight, que foi apresentado no Salão de Frankfurt.

Fotos: CAR Magazine online

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Abarth 695 Tributo Ferrari

Os carros pequenos estão definitivamente na moda, nomeadamente quando se fala em relançar velhos ícones, adaptados à necessidades modernas e de preferencia com muito estilo.
O Mini (by BMW) foi durante muito tempo o representante por excelência deste fenómeno e todos de um modo geral (homens e mulheres, jovens e menos jovens) gostam dele. E eu nunca fui excepção, até porque porque para além dos vários atributos estéticos visíveis, sempre foi um carro extremamente divertido de conduzir, desde as versões mais simples até ao Cooper S ou JCW's.
A Fiat aprendeu bem a lição e seguiu a mesma receita ao fazer renascer o Fiat 500. Não estando dinâmicamente ao nível do Mini, tem umas linhas fantásticas que eu adoro. Comparo o novo Fiat 500 às actuais Vespa. São dois ícones da actual industria italiana.

Tal como no caso do Mini, o 500 também teve direito a versões mais desportivas. Primeiro o Abarth e depois mais uns pozinhos com o kit Essesse.
Agora a Fiat lançou uma versão lindíssima que eu não pude deixar passar em claro, denominada Abarth 695 Tributo Ferrari.
O carro não será certamente um Ferrari em termos de prestações, pois o motor é o já conhecido 1.4, ainda que com 180cv (o que é sempre fantástico), mas o que gosto mesmo é da "pinta" do carro. É daqueles que até parado é apaixonante.
Lindo!


Fotos: CAR Magazine online

sábado, 12 de setembro de 2009

LEGO Caterham R500

Recebo à algum tempo a newsletter da LEGO e estou regularmente a ser surpreendido com as suas novas criações. Claro que umas dizem-me muito pouco (talvez se tivesse menos uns 20 a 25 anos me dissessem mais), mas outras continuam a despertar-me a paixãozinha que vem desde miudo por estes pequenos blocos de várias cores e feitios. Nomeadamente se tiverem 4 rodas.;-)

A surpresa desta vez aconteceu pelo facto da LEGO ter criado uma versão do Caterfam R500, a propósito deste ter sido considerado pela famosa série da BBC dedicada a todos os fanáticos por automóveis como o "Top Gear Car of the Year 2008".

Assim para além do Caterham R500 em peças de LEGO, temos também as caricaturas dos seus 3 apresentadores Jeremy Clarson, Richard Hammond e James May, para além do famosíssimo piloto de testes Stig.

Uma vez que o conjunto já foi aprovado pelo Top Gear, só falta aguardar que a caixa chegue lojas. :D

O original...

...e a versão LEGO...
...e a volta ao circuito feita pelo Stig.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Caramulo Motorfestival - Clube MX-5

Este ano tinha decidido que não ia ao Caramulo!
Fazer quase 300 kms "para cima" e outros tantos "para baixo" (mais voltas) para ir ver quase o mesmo panorama automobilistico dos anos anteriores, não me estava a convencer.
É que este país é efectivamente pequenino, pelo que de uns anos para os outros os participantes são quase "sempre os mesmos à ginástica". Por isso no ano passado tinha decidido passar avir de 2 em 2 anos.
Mas a verdade é que acabei por ir, e a culpa foi do Clube MX-5.
Aproveitando a comemoração dos 10 anos do Clube MX-5, os 20 anos do Mazda MX-5, e simultâneamente os 30 anos da Rampa do Caramulo, o Clube organizou mais um evento e com tantas datas comemorativas eu achei que não poderia ficar de fora. Assim, lá acabei por ir...
A caravana juntou-se Domingo de manhã na zona de Águeda e daí seguimos num grupo de cerca de 40 viaturas até ao Caramulo por estrada de serra cheia de boas curvas e contra curvas, que pareciam feitas de propósito para o pequeno Mazda. Claro que numa caravana tão grande há que manter a compostura, mas ainda assim deu para desfrutar.
Já no Caramulo tivemos o prazer de poder almoçar nos Clautros do Museu, seguindo-se uma visita livre ao museu, que para além do habitual permitiu apreciar a exposição temporários dos "Automóveis Portugueses" (que falarei noutro post).
Depois da habitual volta pelas inumeras tendas e padoocks, com a obrigatória visita à feira de automobília (este ano mais fraca que os anos anteriores) lá fomos novamente em grupo, mas desta feita num ritmo muito interessante, fazer a subida da Rampa.
A Rampa é fantástica, com curvas muito bem desenhadas e com um piso a condizer, que eu bem que gostaria de encontrar na generalidade das estradas nacionais (infelizmente parece que todo o "orçamento para asfalto" vai para as AE's) . Claro que tudo o que é bom acaba depressa e ao fim de umas dezenas de segundos já lá estavamos em cima. Foi curto mas bom!
Depois foi "fechar a loja" e fazer mais 300km até casa, pelas AE's que nos fazem chegar depressa, mas que pouco interesse têm. No fundo as AE's são o "fast food" das estradas. Para consumir depressa e sem qualquer prazer, excepto o de chegar ao destino o mais cedo possível (mas em segurança). Só que ao contrário do "fast food" que é barato, as AE's são o oposto. Mas entre demorar menos de 3 horas, ou ir por nacionais e demorar 5 horas e meia, não havia grande duvida na opção a tomar...
A fazer tempo para a hora da subida...
Prontos para arrancar a qualquer momento...
...e já no início da Rampa...
...e depois a lenta descida em grupo.