domingo, 29 de março de 2009

Porsche 917 - 40 Anos

À cerca de 40 anos, no ano de 1969, a Porsche lançou o 917. Este modelo para além de ser um dos modelos mais bonitos da história da competição automóvel, viria a tornar-se uma verdadeira lenda, por ter conseguido ao longo dos vários anos em que competiu um assinalável palmarés desportivo, nas suas diferentes iterações (K, LH, Can Am...).
Como forma de homenagear esta fantástica criação da marca de Estugarda, aqui ficam algumas fotos de época e outras mais recentes.
PJC

quarta-feira, 18 de março de 2009

Graduates Cup

Ontem, a convite de um dos participantes, marquei presença na apresentação em Lisboa do Graduates Cup. Na prática estou a falar do novo campeonato destinado aos Caterham 7, depois do final pouco auspicioso do Troféu Caterham Academy em 2007.
O campeonato será composto por uma meia dúzia de provas, literalmente de Norte a Sul do país, em que boa parte das provas serão de resistência, logo de maior duração que as habituais mangas, que possibilitam a participação de mais do que um piloto por carro.
Com uma nova organização, espero que seja desta que um campeonato destes magnificos carros consiga ganhar raízes no panorama desportivo nacional, de modo a que possamos contar com a presença regular destes bólides nas nossas pistas, se possível em número alargado, não apenas em 2009, mas igualmente nos anos seguintes.
PJC

domingo, 15 de março de 2009

VI Automobilia Ibérica - Moita

Este fim de semana teve lugar mais uma edição da Automobilia Ibérica na Moita, que já vai na sétima edição.
Sendo esta a 4ª edição que presenciei, considero que não foi a que mais me surpreendeu, o que pode até não querer dizer nada, pois a verdade é que ao final de uns anos já começa a ser dificil apanhar grandes surpresas, ainda assim dá sempre gosto ver uma série de automóveis, uns mais clássicos que outros, de boa saúde. É que embora o evento seja de automobilia, todos os visitantes que tem o seu clássico aproveitam a oportunidade de ir até lá com ele e desfilar pelo parque de estacionamento para depois pará-lo num local onde dê bem nas vistas para todos o poderem apreciar.
Não sendo este um evento onde aparecem grandes relíquias e raridades, não deixa de ser interessante apreciar uma série de veículos mais populares, mas ainda assim muito interessantes.

Na tarde de Sábado a afluência era bastante, com muitos aficionados dos automóveis clássicos, bem como muitos curiosos, já que esta "coisa" dos automóveis chama sempre muita gente (e com entrada livre ainda mais). Não sei se os expositores em geral fizeram bom negócio, mas eu pela minha parte dei o meu contributo e lá trouxe mais umas miniaturas. :D
O meus parabéns à organização, que continua a manter a Moita no mapa dos Clássicos.
PJC

terça-feira, 10 de março de 2009

Mazda MX-5 mk1 (20 anos)

Sou extremamente suspeito para falar deste magnifico carro, porque sou um verdadeiro fã do MX-5.
É curioso que quando sairam os modelos da primeira série, que agora faz 20 anos, eu dizia mal deste belo carrinho japonês. Basicamente chamava-lhe imitação do Lotus Elan com desdém.
De facto o MX-5 original foi buscar muita inspiração a esse belo modelo da marca de Colin Chapman, tal como mais uns positos a outros roadster ingleses.
Só que os japoneses são tramados e não se limitaram a copiar o estilo ou design, conseguiram também imitar o comportamento, a simplicidade e até a sonoridade, mas acima de tudo conseguiram dotar este pequeno carro de uma "fonte" de puro prazer de condução (mesmo a velocidades perfeitamente legais) tal como Lotus Elan original de onde foram "beber" inspiração. Só que aqueles senhores do sol nascente (ainda que este modelo tenha sido maioritáriamente idealizado na Mazda Califórnia), foram mais além e dotaram o MX-5 de algo pouco cumum no que diz respeito a veículos descapotáveis, que foi uma excelente qualidade de construção, associada à já tradicional fiabilidade japonesa, com custos de manutenção muito baixos, bem como um extremamente acessível preço de aquisição (pelo menos em quase todo o mundo, excepto Portugal).
No fundo, foram todas estas características que fizeram do Mazda MX-5 o ícone que é hoje, com apreciadores em todo o mundo, com imensos clubes dedicados exclusivamente a este modelo e que no fundo faz dele um verdadeiro clássico no mundo automóvel.
Claro que depois do Mk1, muita coisa foi mudando, ou melhor evoluindo, no MX-5 quer com os Mk2 e 2.5, quer com o MK3 (e brevemente Mk3.5), no entanto o modelo original com aqueles faróis escamoteáveis, continua a ter um encanto muito especial. No entanto por razões muito pessoais, aquele que mais admiro e melhor conheço é o Mk2.5... ;-)
Sou assumidamente um apaixonado pela Lotus a todos os níveis, desde os modelos de estrada (mesmo daqueles modelos pouco gloriosos) até aos de competição, no entanto este modelo tão simples e cumum que é o MX-5 continua a fazer as minhas delícias e a provocar-me um rodar de cabeça de cada vez que passo por um ou algum passa por mim.

Por outro lado fez-me passar a admirar bastante essa marca generalista que é a Mazda (que felizmente está cada vez mais japonesa e menos dependente da Ford). Os meus Parabéns à Mazda e ao MX-5.
PJC