sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Lotus

Até à data nunca escrevi nada sobre a minha marca favorita.Já é tempo de dedicar algumas palavras à melhor marca de automóveis do mundo (pelo menos para mim), que é a Lotus.Ok, já sei que muitos vão-me chamar doido, que nada se compara a um Ferrari, Lamborghini, Maserati, Bugatti, Posche, etc...No entanto para mim é mesmo a melhor marca, desde os meus tempos de miúdo em que brincava com miniaturas da Polistil do Lotus 78 do Mário Andretti, com o Esprit da Corgi, que entrou num 007, ou quando sofria a ver os grandes prémios de Formula 1 e torcia por aqueles carros lindos, pretos e dourados, guiados pelo malogrado Elio de Angelis e pelo Nigel Mansell, que infelizmente raras eram as vezes em que me davam alegrias, algo que aconteceu no ano de 1982, quando assisti pela primeira vez a uma suada vitória de um Lotus e logo por "foto-finish".Esta paixão obviamente passou para os carros de estrada, que até hoje continuam fiéis à filosofia do seu fundador Colin Albert Bruce Chapman, "performance trough lightweight".Adoro o espirito minimalista de um Lotus, onde o principal é a eficácia do seu comportamento.Claro que durante muitos anos o meu "supercar" de eleição foi o Lotus esprit nas suas várias iterações e esse para além da performance e eficácia, sempre foi algo requintado.Sou tão apaixonado pelos modelos antigos, como pelos actuais. Entre um Elan e um Elise, a escolha seria sempre muito difícil.Infelizmente nunca tive oportunidade de guiar os modelos mais carismáticos, mas ainda assim já dei uma volta ou outra num Elan M100 (o patinho feito por ter tracção à frente), que impressiona pela performance do seu pequeno 1.6 turbo, mas também pelo comportamento Lotus que está todo lá. À cerca de dez anos tive o prazer de conduzir não exactamente um Lotus, mas é como se fosse, foi um Caterham 7 1.4 de um ex-colega Inglês que decidiu (e bem) trazer o seu carro para Portugal enquanto por cá andou. Mais recentemente tive talvez a melhor experiencia de condução da minha vida, que foi conduzir um Seven na versão trofeu no Autódromo do Estoril durante um track day. Absolutamente fantástico. Ali sim, aprende-se a conduzir. Nem dava vontade de sair do carro...Para não esgotar muito o tema neste tópico, fico por aqui, com a promessa de voltar a falar de Lotus, sempre que a inspiração assim o dite.PJC