quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Caramulo Motorfestival 2008


À semelhança do ano passado, voltei a deslocar-me ao Caramulo para assistir ao Motorfestival.

Não sendo propriamente um Goodwood, não deixa de ser um evento muito interessante para qualquer aficionado de automóveis, especialmente para todos aqueles que como eu tem um gostinho especial por clássicos.

Este ano fiquei com a ideia de haver menos público que no ano passado e sem dúvida alguma que havia menos automóveis a correr. Claro que é preciso recordar que no ano passado o troféu Caterham Academy esteve presente devido ao 40 anos do Lotus Seven e logo aí eram cerca de mais umas 3 dezenas de carros, mas ainda assim havia menos participantes, mesmo contando com alguns "nuestros hermanos" que marcaram presença na rampa.

Por outro lado e fora da competição, a presença de alguns clubes de clássicos quer nacionais quer espanhóis, ajudaram a compor o parque de clássicos.

Onde notei uma grande melhoria foi na Feira de Automobília, sem dúvida que estava muito mais composta, com mais expositores e também com mais afluência de público (este ano a entrada no pavilhão era grátis ao contrário do ano passado, boa iniciativa) e pelo que percebi logo no Sábado o negócio até estava a correr bem para alguns.

A exposição temática que este ano tinha tinha como tema veículos militares, pareceu-me bastante fraca, comparativamente ao ano passado em que se comemoraram os 30 anos do UMM.

Quanto à prova em si e respectiva classificação, é para mim completamente secundário, pois o que interessa mesmo é ver aquelas reliquias (umas mais outras menos) a desfilar a maior ou menor velocidade a subir a rampa, até porque a disparidade de idade entre as viaturas em prova é tal, que faz com que a classificação seja apenas um rebuçadinho para os corredores.

Foi interessante para além da viaturas em prova e dos clubes de automóveis antigos, ver que muito boa gente aficionada por clássicos decidiu deslocar-se ao evento no seu clássico e assim ao redor de todo o evento, havia sempre viaturas para apreciar.

Foi com a algum entusiasmo que no regresso a Lisboa, ultrapassei em plena A1, o Mercedes 300 SL Gullwing (uma preciosidade) que horas antes tinha estado a competir no Caramulo.

Em resumo, este foi mais um excelente evento automóvel e também uma boa desculpa para rumar ao centro do país e disfrutar aquela bela paisagem.


Aqui ficam algumas fotos do evento


PC